VOLTAR

Assembléia discute situação e organização dos povos indígenas do Maranhão

Coiab-Manaus-AM
11 de Set de 2003

Acontece de 11 a 14 de setembro, no município de Santa Inês, Maranhão, a I Assembléia dos Povos Indígenas do Maranhão. O objetivo do evento é analisar a situação das comunidades indígenas, nos aspectos da terra, saúde, educação e atividade produtiva e definir estratégias de fortalecimento do movimento indígena, com a consolidação do Conselho de Articulação dos Povos Indígenas do Maranhão (Coapima). A Assembléia discute ainda as experiências de organização da Coiab e da Articulação dos Povos Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (Apoinme), a elaboração do Estatuto do Coapima e a eleição da Diretoria da organização. Participam 60 lideranças dos povos Guajá, Kaapó, Guajajara, Gavião, Canela e Krikati, faltando apenas representantes do povo Timbira.

Relatórios preliminares indicam que os problemas que mais preocupam os líderes indígenas são a invasão das terras indígenas, particularmente dos Guajajara e Guajá, por fazendeiros e madeireiros; a precariedade do serviço de atendimento à saúde indígena; e a violência praticada contra os índios a mando de políticos e fazendeiros, na região da Barra do Corda.

A Assembléia deverá se posicionar sobre esses problemas e encaminhar a suas propostas às autoridades do Estado e federais competentes. No aspecto organizacional, a preocupação é consolidar o Coapima, através do fortalecimento da união dos povos indígenas de Maranhão e da capacitação política e técnica das lideranças indígenas.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.