VOLTAR

Assembléia da APIR será amanhã, em São Marcos

Folha de Boa Vista-Boa Vista-RR
27 de Nov de 2002

A Associação dos Povos Indígenas do Estado de Roraima (APIRR) realizará amanhã e sexta-feira a sua 3ª assembléia. O evento acontecerá na antiga Fazenda São Marcos. As lideranças indígenas irão discutir sobre Educação, Programas Demonstrativos para Povos Indígenas (PDPI), Política e movimento indígena e parcerias, concluindo com uma avaliação dos trabalhos desenvolvidos pela APIRR.
O tema Política e movimento indígena será abordado pelo primeiro suplente da Câmara Federal, o indígena José Adalberto da Silva. Ele adiantou que em sua palestra não tratará de política partidária, mas a política enfocando a saúde, educação, terra, e principalmente projetos auto-sustentáveis.
"Também quero juntamente com as lideranças fazer uma avaliação da participação dos indígenas nas eleições", disse.
Para José Adalberto, a eleição consiste em algo muito mais que troca de favores, de objetos. Segundo ele se trata de um momento importante para os índios porque até hoje Roraima não tem um representante político indígena. "Então, como discutir a política sem a participação dos indígenas?", questiona.
Na opinião do suplente de deputado, não é qualquer coisa que resolverá os problemas das comunidades indígenas. "Precisamos de representantes para lutar pelos nossos direitos", prega. José Adalberto avalia que os movimentos indígenas tem se fortalecido, com a participação das organizações não governamentais e também do Governo. "Não podemos ficar cobrando ações do Governo. Precisamos discutir junto com ele a implantação de projetos que sejam realmente realizados".
VOTAÇÃO - Na Assembléia também serão abertas as urnas para os votos da eleição do novo presidente da APIRR. O atual presidente, Firmino Alfredo, disse que em todas as comunidades associadas foram disponibilizadas urnas para votação.
Firmino espera que o futuro presidente da associação leve os trabalhos adiante e surjam outras instituições para firmarem parcerias e efetivar os trabalhos desenvolvidos pela entidade.
Instituições não governamentais e governamentais foram convidadas para a assembléia que se inicia amanhã. Entre elas a OMIR, OPIR, TWM, CIR, COIAB, DEI, além do governador Flamarion Portela, o reitor da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Fernando Menezes, e o representante do Ministério Público Federal.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.