VOLTAR

Assembléia cria Coordenação das Organizações e Articulações dos Povos Indígenas do Maranhão (Coapima)

Coaiab-Manaus-AM
16 de Set de 2003

Reunidos na 1ª Assembléia Geral dos Povos Indígenas do Maranhão, na cidade de Santa Inês, de 11 a 14 de setembro, mais de 60 lideranças dos Povos Guajajara, Krikati, Gavião, Canela, Awá-Guajá e Kaapor, criam legalmente a Coordenação das Organizações e Articulações dos Povos Indígenas do Maranhão (Coapima). A decisão foi tomada depois das lideranças analisarem a situação das terras indígenas, da educação, da saúde e dos programas de auto-sustentação dos povos indígenas do Estado e discutirem as experiências de organização da Coiab e da Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (Apoinme). Pela Coiab participaram o tesoureiro Genival Mayoruna e a advogada Ana Cristina de Lima Loureiro, e pela Apoinme os lideres Agamenon Geripanko e Sandro Tuxá. Participaram também representantes do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) e da Associação Carlo Ubbiali.

A Coapima congregará os Povos Guajajara, Krikati, Gavião, Canela, Awá-Guajá, Timbira e Kaapor, tendo, entre outros, os seguintes objetivos: defender os direitos e interesses e promover de maneira coordenada e unificada a organização social, cultural, econômica e política dos Povos Indígenas do Estado do Maranhão; desenvolver programas de sustentação econômica em parceria com povos e outras organizações indígenas, com base na economia tradicional e específica de cada povo; promover ações de demarcações de terra, para regularização e garantia dos territórios indígenas; promover e desenvolver intercâmbios, projetos e convênios com instituições nacionais e internacionais, governamentais ou não-governamentais, objetivando a garantia e promoção dos direitos dos povos indígenas; apoiar e promover a participação das mulheres indígenas no movimento indígena; e Fortalecer a autonomia dos povos indígenas no Estado do Maranhão.

A Coordenação Executiva da Coapima ficou composta pelas seguintes lideranças: coordenador geral, Lourenço Borges Milhomem; Vice-coordenador, José Wilson da Silva; Secretária, Sônia Bone de Sousa Silva; Tesoureiro, Jonas Sansão Gavião. O Conselho Deliberativo e Fiscal da Coapima terá 15 membros, garantindo a participação dos diferentes povos, das regiões Norte, Sul e Centro-Oeste do Estado do Maranhão.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.