VOLTAR

Ashaninkas prendem contrabandistas

A Gazeta-Rio Branco-AC
24 de Out de 2002

Os índios Ashaninkas da terra indígena Campa do Rio Amônia prenderam em flagrante na tarde de ontem três peruanos que estavam cortando madeiras dentro de suas terras. Os contrabandistas foram identificados como Silas Manuel Zezap, Holem Ridota e Vitória Dárea.

Eles estavam a 1h30 da aldeia Abiwtxa. Na ocasião, informaram aos índios que a exploração de madeira estava acontecendo há vários dias, sem que os índios tomassem conhecimento do ocorrido, o que proporcionou uma grande extração, inclusive de madeira nobre.

De acordo com o administrador da Funai Antônio Pereira Neto, os peruanos cometeram dois crimes: invasão do território nacional e exploração ilegal de madeira.

Conforme informações repassadas aos índios, eles perfazem um total de dez peruanos. O restante teria se dirigido ao país de origem com a finalidade de fazer o transporte da madeira cortada. "Acredito que eles possam também ser presos quando retornarem ao Brasil, já que não estão sabendo da prisão dos companheiros", disse Antônio Neto, que no início da manhã de hoje irá se dirigir à sede da Polícia Federal para fazer a denúncia e solicitar as providências cabíveis.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.