VOLTAR

Artíndia se prepara para 24º Moitará

Site da Funai
Autor: (Simone Cavalcante)
10 de Abr de 2003

O Departamento de Artesanato da Funai (DEART), em Brasília, interrompeu o funcionamento da Artíndia, localizada no térreo do edifício sede, para montar o 24o Moitará. Este ano o tema é "Índios do Brasil: Caras e Costumes". O evento é realizado anualmente para comemorar o 19 de abril, Dia do Índio. Este ano, no período de 15 a 30 de abril, além de uma grande exposição e venda de artesanato de mais de 100 etnias, o público poderá visitar a mostra fotográfica, composta de fotos de 22 diferentes etnias e assistir a exibição de vídeos com temática indígena.

A abertura do evento, na próxima terça-feira (15), às 15h, contará com a participação do presidente da Funai, Eduardo Almeida, e de demais autoridades, além de indígenas que habitam na capital ou estão em trânsito. Índios Fulni-ô prometem uma apresentação de danças e cânticos típicos de sua etnia.

A palavra Moitará tem origem xinguana (quer dizer troca, escambo) e os índios do Parque do Xingu (Alto Xingu) a utilizam para reafirmar seus laços de convivência, padrões culturais ou para troca de artefatos e também para serem solidários com algum povo vizinho que esteja necessitando de algum tipo de apoio para a sobrevivência.

O 24o Moitará funcionará das 9h às 18h, nos dias úteis. No sábado, domingo e feriados, das 14h às 18h. A Artíndia avisa que na sexta-feira Santa (18/04), o local estará fechado.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.