VOLTAR

Artesanato indígena é uma das atrações da 10ª Feirafes de Valente; conheça também a planta moringa

Calila Notícias - https://www.calilanoticias.com
10 de Ago de 2019

Índios da tribo Kiriri do município de Banzaê expõem e comercializa produtos adquiridos do mesmo lugar onde moram.

Prossegue até o fim da tarde deste sábado, 10, na cidade de Valente, a exposição e comercialização da 10ª Feira da Agricultura Familiar, Economia Solidária e Reforma Agrária do Território do Sisal (FEIRAFES), promovida pela Fundação de Apoio à Agricultura Familiar do Semiárido da Bahia (FATRES), que conta com apoio da Prefeitura de Valente e do Governo do Estado através de diversos setores, a exemplo da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) Secretaria do Trabalho Emprego e Renda (SETRE) Companhia de Ação Regional (CAR) e parceria com dezenas de entidades dos movimentos sociais.

A Feira que conta com centenas de expositores e comerciantes de produtos da Agricultura Familiar vindo de pelo menos cinco territórios de identidade, ocupa as duas ruas que ficam em frente e na lateral da Casa de Cultura Brasil, entre os expositores está o índio Lourival da tribo Kiriri que vive na Aldeia Mirandela no município de Banzaê, território de identidade Nordeste II.

Senhor Lourival tem 65 anos e disse que se criou fazendo artesanato, pois, é uma herança herdada dos tataravôs dos seus bisavós, ou seja, são muita gerações passando de pai para filho. Ele disse ao CN que na Aldeia moram aproximadamente 5 mil indígenas e vive da mesma forma como os ancestrais, no quesito trabalho para sobreviverem, ou seja através do artesanato cuja matéria prima é recolhida na própria aldeia a criação de pequenos animais e agricultura.

Mas além de senhor Lourival tem outros índios comercializando produtos com valores a partir de R$ 5. Ele disse ainda que viaja para muitos lugares para feiras, mas a Feirafes tem o diferencial no acolhimento pelos organizadores. "Eles dão uma atenção muito grande a gente, sempre nos acolhe bem, e isso conta muito para que participemos dessa feira, gosto muito e as vendas aqui são boas", garante o indígena.

Planta Moringa

Outra novidade da feira é a comercialização da folha da Moringa, que vem ganhando mercado para alimentar galinhas e frangos caipira, tornando muito mais saudável e baixo custo de investimento.

O Calila conversou com Felipe Alexandre Teixeira dos Santos, da Cooperativa de Jovens Produtores Rurais do Município de Água Fria. Segundo ele já tinha visitado a Feirafes mas pela primeira vez chega como expositor.

Segundo ele a Moringa tem uma infinidade de benefícios, mas tem focado bastante na alimentação da galinha caipira, "estamos fazendo estudos para difundir ainda mais a moringa, que é muito apreciada também no chá para o consumo humano", disse.

A folha da moringa é muito semelhante a do umbu e também é adaptada para o semiárido, conforme disse o jovem Felipe.

O CN fez uma pesquisa sobre a planta Moringa Oleífera

Trata-se de um alimento milenar, conhecido em muitos países como "A Árvore Milagrosa" e que é uma fonte enorme de:

nutrientes
aminoácidos
antioxidantes
propriedades antienvelhecimento
anti-inflamatórias

A planta Moringa já existe há mais de 4000 anos

Recomendada pela ONU, UNICEF e OMS (Organização Mundial da Saúde) pelas suas propriedades nutritivas, e tem suas origens na Índia e no Norte da África.

Alimentando pessoas em sociedades menos desenvolvidas há milhares de anos. O uso da moringa tem sido incentivado por diversas organizações humanitárias como forma de combate à desnutrição e seus efeitos naquelas regiões mais atingidas pela pobreza.

Hoje a família da Moringa possui 13 espécies distintas, mas toda a atenção se concentra especificamente na Moringa Oleífera devido às suas grandes capacidades medicinais e curativas.

Mesmo tendo sido utilizada por milhares de anos, foi somente a partir da década de 70 que estudos começaram a ser conduzidos acerca das suas propriedades nutricionais.

Apesar da longa existência e dos inúmeros estudos reforçando suas qualidades, esta incrível planta ainda é pouco difundida no Brasil.

https://www.calilanoticias.com/2019/08/artesanato-indigena-e-uma-das-at…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.