VOLTAR

Artesanato indígena é atração durante Novenário em Cruzeiro do Sul

G1 - www.g1.globo.com
Autor: Adelcimar Carvalho
07 de Ago de 2015

Oito grupos indígenas participam do evento. 'É importante porque vamos divulgar nosso trabalho', diz indígena.

Uma barraca tem chamado atenção daqueles que estão visitando a feira de negócios montada durante o Novenário, festa tradicional em Cruzeiro do Sul, a 648 quilômetros de Rio Branco. Com matéria-prima da região, oito grupos indígenas expõem e comercializam peças de artesanato típico da região. A feira é realizada diariamente de 9h às 22h30, na Avenida Rodrigues Alves, no Centro da cidade.

Dalvanice Justino de Araújo, do povo Apolina, nasceu no Amazonas e há cerca de 15 anos reside no Acre. Ela é líder do grupo de artesãos indígenas e diz estar empolgada com a aceitação dos produtos expostos na feira.

"Esta é a primeira vez que participamos deste tipo de feira. Isso é muito importante porque vamos poder divulgar nosso trabalho e as pessoas vão saber que após o Novenário eles ficarão expostos na Casa do Artesanato aqui no Centro da cidade", diz.

A líder explica que cerca de 35 artesãos das etnias Marubo, Apolina, katukina, Pontanawás e Kaxinawá participam da exposição com pulseiras, colares, miniaturas de animais, adornos e bijuterias.

"Estou muito feliz em estar aqui, nossa expectativa é muito grande, trabalhamos há cerca de dois meses para este Novenário. Estamos no segundo dia e estamos vendendo bem. Hoje [quinta-feira, 6] vendemos muito para pessoas que vieram de fora e essas pessoas admiram o artesanato das populações tradicionais", conta.

Erik Castanho aproveitou a visita na barraca dos indígenas para presentear sua avó. "Os produtos são muito bonitos. Mesmo morando aqui, nem sempre podemos frequentar as aldeias e acho que o Novenário está muito bonito com essa feira que, oferece oportunidade para os diversos seguimentos de nossa sociedade", destacou.

http://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2015/08/artesanato-indigena-e-atrac…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.