VOLTAR

Arte indígena é tema de exposição no Regional

Gazeta de São João del Rei- http://www.gazetadesaojoaodelrei.com.br
12 de Mar de 2016

Quem quiser conhecer um pouco mais da história indígena no Brasil terá uma grande oportunidade na próxima quinta-feira, 17, às 19h30, quando será aberta a exposição Brasil Indígena - Herença e Arte. A mostra permanecerá no Museu Regional até o dia 1o de maio.

Nela os visitantes poderão conferir adornos corporais, móveis, cerâmicas, cestos, armas e utilitários feitos por índios de 17 tribos dos estados de Mato Grosso, Acre, Amazonas, Roraima e Rondônia, totalizando 52 itens. O acervo conta ainda com diversas fotografias que retratam o dia a dia da sociedade indígena.

Em entrevista à Assessoria do Museu o curador da exposição, Evandro Baccara Kelmer, afirmou que "a arte indígena é exaltação do que nos pertence. Este trabalho é o reflexo claro do reconhecimento do que é nosso, da capacidade criativa e inigualável do nosso povo. Mas também comprova que a beleza extrapola as regras, o conhecimento científico e a tecnologia. Vem da alma do ser humano." Para ele a exposição é capaz de provocar nos visitantes, também, um momento de reflexão e observação da importância e influência indígena na história e cultura do Brasil.

O Museu

O Regional foi aberto a visitações em 1963 e está localizado na antiga residência do comendador João Antônio da Silva Mourão. A conclusão da obra da casa foi em 1859, quando ele se mudou com a família para o segundo e terceiro pavimentos, abrindo uma loja de secos e molhados no primeiro andar.

Na sua programação o museu abriga duas exposições, uma de longa duração que apresenta os costumes e comportamento das pessoas entre os séculos XVII e XX e outra de curta duração, com prazos determinados para início e fim.

O espaço funciona de segunda a sexta-feira, de 9h às 17h30; e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 16h.

http://www.gazetadesaojoaodelrei.com.br/site/2016/03/arte-indigena-e-te…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.