Brasil Norte Comunicação - https://bncamazonas.com.br
06 de Ago de 2024
Um mural de 25x90 metros no centro de Manaus, criado por Jarbas Lobão e colaboradores, celebra a cultura indígena com o retrato de Iara, uma jovem da comunidade Cipiá.
Uma intervenção artística de grande escala está transformando o antigo prédio da Receita Federal no centro de Manaus em uma tela vibrante que celebra a cultura indígena amazonense.
Um mural, de 25 metros de largura por 90 metros de altura, exibe o retrato de Iara, uma criança indígena da comunidade Cipiá, no alto rio Negro.
A obra é do artista parintinense Jarbas Lobão, com Sprok, Panda e Luan, e baseia-se em uma fotografia de Michel Mello, quando Iara tinha entre 6 e 7 anos.
Hoje, a jovem, cujo nome na língua dessana é Mirión, que significa "rainha das águas", tem 17 anos.
Iniciado em 18 de julho, o processo de pintura do mural combina técnicas de tinta acrílica e spray. Lobão destaca os desafios enfrentados, incluindo a vasta dimensão da obra e as condições climáticas extremas de Manaus.
https://bncamazonas.com.br/municipios/arte-de-90-m-de-crianca-indigena-…
As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.