VOLTAR

Áreas urbanas: Lula veta artigo que revogava código florestal

Amigos da terra-Amazônia.org.br-São Paulo-SP
03 de Ago de 2004

O presidente Lula vetou ontem à noite o artigo 64 do Projeto de Lei 2109/99 que propunha a revogação do Código Florestal em áreas urbanas e de expansão urbana. O projeto havia sido aprovado pelo Congresso Nacional no início de julho e vinha preocupando ambientalistas e até mesmo órgãos do governo.

O Código Florestal é hoje um dos principais instrumentos regulatórios da gestão pública de áreas de risco e de especial interesse socioambiental, muitas consideradas de preservação permanente. Sua revogação em áreas urbanas e de expansão urbana ameaçaria áreas de risco como morros, margens de rios, nascentes, lagoas e outros espaços territoriais de especial interesse socioambiental tais como manguezais, restingas e dunas.

A aprovação no Congresso mobilizou mais de 160 organizações não-governamentais que enviaram em conjunto carta ao presidente Lula pedindo o veto ao artigo. Além disso, as entidades Instituto Socioambiental e Amigos da Terra - Amazônia Brasileira lançaram campanha virtual para envio de mensagens de e-mail ao presidente. Na semana passada os ministérios das Cidades e do Meio Ambiente se manifestaram contrários ao artigo.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.