VOLTAR

Áreas protegidas da Amazônia são destaque na programação do WWF-Brasil no CBUC

WWF - www.wwf.org.br
18 de Set de 2009

No dia 21 de setembro, às 16h10, as áreas protegidas da Amazônia terão destaque na programação do WWF-Brasil no VI Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC). Em evento organizado em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o Instituto Socioambiental (ISA), será anunciado o início da fase 2 do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa) e lançado o mapa Amazônia Brasileira 2009.

O objetivo do programa Arpa é investir na criação de novas áreas protegidas na Amazônia e na consolidação e na sustentabilidade financeira das áreas já existentes para que o Brasil alcance expressivos resultados de conservação da biodiversidade e dos ecossistemas.

Durante o lançamento, o MMA anunciará os objetivos e as diretrizes para a implementação da segunda fase do Arpa, que terá início em 2010. Durante essa nova etapa serão apoiadas unidades de conservação que somam 20 milhões de hectares, além das já apoiadas atualmente. Até agora, o Arpa dá suporte a 63 unidades de conservação, num total de 34 milhões de hectares.

Nesse contexto de começo de uma nova etapa do Arpa, será lançado o mapa Amazônia Brasileira 2009. Essa edição especial destaca as unidades de conservação apoiadas pelo programa e é um importante instrumento de trabalho e divulgação das áreas protegidas na Amazônia.

Com quatro edições anteriores, o mapa realizado pelo ISA, com apoio do WWF-Brasil, apresenta uma face da complexidade socioambiental da Amazônia Legal, representada por seus aspectos naturais e por áreas protegidas.

Serviço
21/09 - Segunda-feira - 16h10
Anúncio da Fase 2 do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa) e lançamento do Mapa Amazônia Brasileira 2009

Representantes
Anael Aymoré Jacob ou Maria Cecilia de Brito, MMA
Claudio Maretti, WWF-Brasil
Enrique Svirsky, ISA

Sobre o Arpa
Resultado de parceria entre governo federal, Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FunBio), Banco Mundial, Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), Banco de Desenvolvimento Alemão (KfW), Agência de Cooperação Técnica Alemã (GTZ) e WWF-Brasil, o Programa Áreas Protegidas da Amazônia é coordenado pelo MMA e implementado pelas instituições de gestão de unidades de conservação como o ICMBio (federal) e os sete estados amazônicos (Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Tocantins).

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.