VOLTAR

Áreas federais serão fiscalizadas

A Crítica (Manaus - AM)
05 de Set de 1996

Áreas federais serão fiscalizadas

Duas reuniões foram realizadas em São Gabriel da Cachoeira (distante 800 quilômetros em linha reta de Manaus) pelo grupo de trabalho composto por órgãos federais e entidades ligadas à causa indígena. Enquanto prossegue a operação denominada Siapa, para retirada dos garimpeiros na área de fronteira entre o Brasil, Venezuela e Colômbia, representantes da Funai, Ibama, Isa, Exército e Foirn, avançam na elaboração de um projeto mais amplo de proteção e fiscalização das terras federais, envolvendo áreas indígenas do médio Rio Negro I e II, Parque Nacional do Pico da Neblina e a parte amazonense da terra indígena Ianomâmi.
A proposta a ser elaborada terá como prazo de apresentação o mês de janeiro de 1997. No período inicial de cinco meses, a proposta será alvo de discussões com as entidades locais na região do Alto Rio Negro. Segundo o cronograma de trabalho, em dezembro está prevista uma audiência para apresentar ao público a redação final do documento, a ser levada para Brasília. Presentes à reunião estiveram os representantes do Exército, sargento Paladini (5o BIS); Francisco Alves (Funai); Caros Alberto, (ISA); José Francisco (Funai); Ézio Borba (Ibama) e Brás (Federação das Organizações Indígenas do Alto Rio Negro - Foirn). O Plano de ação ainda não foi divulgado nas duas primeiras reuniões.

Siapa prende 80 garimpeiros

O ministro da Defesa da Venezuela, Pedro Nicolas Valência revelou ontem que a polícia de seu país prendeu cerca de 80 garimpeiros estrangeiros, entre colombianos e brasileiros, que trabalhavam ilegalmente na extração de ouro na área de fronteira. Segundo Valência, a Operação Siapa está sendo realizada com a participação dos embaixadores do Brasil e da Venezuela a fim de garantir os direitos dos garimpeiros presos.
O governo venezuelano manifestou a intenção de expulsar os garimpeiros estrangeiros flagrados trabalhando ilegalmente nas áreas de garimpo, enquanto outros devem responder a processo por crimes contra o meio ambiente. A exemplo do Parque Nacional do Pico da Neblina, que tem protegido os 2.200 mil hectares de extensão por lei federal, a Venezuela protege 1.360 mil hectares do Parque de Cerro de La Neblina, localizado na fronteira dos dois países.
Durante a operação Siapa, soldados e policiais venezuelanos apreenderam equipamentos de mineração, que estavam localizados na confluência dos rios Siapa e Casiquiare, na Venezuela.

A Crítica, 05/09/1996

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.