VOLTAR

Áreas degradadas de Rondônia serão recuperadas com apoio entre Inpa e ONG

Portal da Amazônia - http://www.portalamazonia.com.br/
02 de Ago de 2014

Com o objetivo de recuperar áreas degradadas nos municípios de Rolim de Moura, Novo Horizonte e Castanheiras, situados na porção Centro-Sul de Rondônia, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), por meio do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Rondônia (Napro), firmou acordo de cooperação técnico-científico com a ONG Ecoporé.

O acordo visa a recuperação de extensão de matas ciliares (cobertura vegetal nativa que fica às margens de rios, igarapés, olhos d'água e represas) e oferece ao proprietário mudas de espécies nativas e frutíferas, assistência técnica e outros insumos necessários para a recomposição dessas áreas. A iniciativa ainda tem o apoio da Petrobras Socioambiental, no âmbito do projeto Viveiro Cidadão.

Para o coordenador do Napro, José Maria Thomaz Menezes, este acordo possibilitará a expansão do conhecimento sobre a biodiversidade amazônica. "Esta parceria contribuirá para o desenvolvimento sustentável de Rondônia com ênfase na preservação dos recursos hídricos e com a participação efetiva das comunidades rurais", disse.

Ainda conforme Menezes, as ações do projeto já estão em prática e, recentemente, equipes do Inpa e da ONG Ecoporé visitaram cinco áreas rurais cadastradas no projeto Viveiro Cidadão para acompanhar as ações junto aos produtores das áreas de Sistemas Agroflorestais (Safs) e identificar as dificuldades encontradas por esses produtores.

O coordenador do Napro explica que o Inpa mantém acordo semelhante com o Centro de Estudos da Cultura e Meio Ambiente da Amazônia (Rioterra) para a implementação do projeto Quintais Amazônicos, que tem como um dos principais eixos a recuperação de áreas degradadas com Sistemas Agroflorestais. O projeto é financiado pelo Fundo Amazônia do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

De acordo com Menezes, para a efetiva realização das ações do projeto, o Inpa disponibilizará técnicos e pesquisadores da área de pesquisa, bem como a estrutura do Napro para apoio às atividades do projeto nas ações voltadas à pesquisa e ao desenvolvimento agroflorestal, cujos resultados possam contribuir para o objetivo proposto.

Segundo o coordenador, a ONG Ecoporé cobrirá os eventuais custos financeiros para apoiar a viabilização e operacionalização dos trabalhos, além de promover a integração dos técnicos e acadêmicos que compõem a equipe da entidade com os pesquisadores do Inpa para as ações conjuntas

http://www.portalamazonia.com.br/editoria/meio-ambiente/areas-degradada…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.