VOLTAR

Área florestal do planeta diminui 1 ponto percentual em 25 anos, indica ONU

O Globo - http://oglobo.globo.com/
Autor: O Globo
06 de Jul de 2018

Área florestal do planeta diminui 1 ponto percentual em 25 anos, indica ONU
06/07/2018 15:10

Cobertura de áreas verdes passou de 31,6% para 30,6% da superfície terrestre

RIO - A área florestal mundial diminuiu de 31,6% da área terrestre do mundo para 30,6% entre 1990 e 2015, segundo um relatório divulgado esta sexta-feira pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).

A nova edição do estudo "O Estado das Florestas no Mundo" alerta que o desmatamento é alto, embora tenha abrandado nos últimos anos, principalmente na América Latina, na África Subsaariana e no Sudeste da Ásia, regiões onde há maior proporção de pessoas que exploram recursos vegetais, como a lenha, e onde há menos planos de manejo visando à proteção do solo e da água.

O relatório ressalta que o desmatamento é a segunda principal causa das mudanças climáticas - perde apenas para a queima de combustíveis fósseis - e é responsável por quase 20% das emissões de gases estufa no mundo.

"Florestas e árvores são contribuições vitais para as pessoas e o planeta, reforçando os meios de subsistência, fornecendo ar limpo e água, conservando a biodiversidade e respondendo às mudanças do clima", ressalta a FAO. "As florestas atuam como fonte de alimento, remédios e combustível para mais de 1 bilhão de pessoas. Fornecem muitos produtos e serviços que contribuem para o desenvolvimento socioeconômico, e são particularmente importantes para centenas de milhões de pessoas nas áreas rurais".

No entanto, o crescimento projetado da população mundial - dos atuais 7,6 bilhões para aproximadamente 10 bilhões de pessoas até 2050 - influenciará a demanda global por alimentos, que deve aumentar 50% neste período. Isso colocaria uma "enorme pressão sobre a maneira como usamos a terra produtiva, particularmente nos países em desenvolvimento, onde está a esmagadora maioria das 800 milhões de pessoas mais pobres e famintas do mundo", diz o relatório.

A FAO também sublinhou a forte relação entre as áreas de cobertura florestal e as altas taxas de pobreza. O documento menciona a situação brasileira - no país, pouco mais de 70% das áreas de florestas fechadas, onde há grande cobertura vegetal, apresentavam taxas de pobreza elevadas no período em que foi realizado o levantamento.

De acordo com a FAO, "o desflorestamento, causado principalmente pela conversão de florestais para agricultura e áreas de pecuária, ameaça não apenas a subsistência de silvicultores, comunidades florestais e povos indígenas, mas também a variedade da vida no nosso planeta. Mudanças no uso da terra resultam em perda de habitats valiosos, degradação do solo, erosão, diminuição da água limpa e liberação de carbono na atmosfera".

https://oglobo.globo.com/sociedade/area-florestal-do-planeta-diminui-1-…
stest

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.