VOLTAR

Área desmatada da Amazônia aumenta 29% no último ano

G1 - g1.globo.com/bom-dia-brasil
11 de Set de 2014

Área desmatada da Amazônia aumenta 29% no último ano
Projeto de monitoramento afirma que total chegou a quase 6 mil km².
Apesar dos números, desde 2004 houve redução de 79% na derrubada.

A área desmatada da Amazônia aumentou 29%, de acordo com o projeto de monitoramento da região, o Prodes. O total desmatado foi de quase seis mil quilômetros quadrados.
Mais uma vez, o Pará é o estado que teve a maior área derrubada em 2013: mais de dois mil quilômetros quadrados. A principal causa do desmatamento é a grilagem de terras.
O satélite utilizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Especiais detecta o desmatamento do tipo corte raso, em que todas as árvores de uma área são derrubadas. No Pará, foi desmatado um pedaço da floresta do tamanho de mais de 230 mil campos de futebol.
Isso é o dobro do que foi desmatado no Mato Grosso, o segundo estado que mais derrubou a floresta entre agosto de 2012 e julho de 2013.
Segundo organizações ambientais que também monitoram a Floresta Amazônica, a principal causa do desmatamento ilegal no Pará é a grilagem de terras, especialmente no oeste do estado, em áreas próximas à rodovia BR-163. Empresários da região estariam invadindo assentamentos, terras indígenas e unidades de conservação para derrubar a mata nativa e lotear os terrenos para vender a pecuaristas e produtores de grãos.
"Cabe ao Ibama intensificar a fiscalização, mas cabe também ao governo ajudar na restrição ao crédito àqueles desmatadores ilegais, em ações que sejam mais de inteligência para identificar quais são as principais atividades econômicas que estão promovendo o desmatamento", afirma Adriana Ramos, do Instituto Sócio Ambiental.
O governo do Pará alegou que a maioria do território do estado é de terras da União, mas que realiza ações permanentes de combate ao desmatamento. O Ministério do Meio Ambiente afirmou que tem reforçado a fiscalização no Pará e citou uma operação feita há duas semanas que prendeu uma quadrilha de grileiros no estado.
Apesar de o desmatamento ter aumentado na última medição, os dados do INPE apontam que desde 2004, houve uma redução de 79% na derrubada da Floresta Amazônica.
"Nos últimos dez anos constantemente tem sido reduzido. Esse é o segundo menor desmatamento da história que se logrado no último ano", completa o secretário de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Carlos klink.

G1, 11/09/2014

http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2014/09/area-desmatada-da-am…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.