VOLTAR

Área de Proteção Marinha Litoral Sul realiza segunda etapa de oficinas participativas do Plano de Manejo

Fundação Florestal - http://fflorestal.sp.gov.br/
30 de Out de 2013

Acontece, nos dias 05, 06 e 07 de novembro, a segunda etapa das oficinas participativas de diagnóstico para o Plano de Manejo da Área de Proteção Marinha Litoral Sul e Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) do Guará. Da mesma forma como foi feito na primeira etapa, cada dia será voltado para um segmento diferente da sociedade.

As reuniões serão realizadas no Salão Paroquial de Iguape, situado na Av. Ademar de Barros, 45, Centro de Iguape (Em frente ao Colégio Veiga Júnior), das 8h30 às 17h. O cronograma completo, com a data de cada segmento, pode ser conferido abaixo.

Os objetivos desta nova etapa são: equiparar os resultados das primeiras oficinas com todos os segmentos; aprofundar os temas mais relevantes da primeira oficina e levantar cenários possíveis que configurem as diretrizes para o pré-zoneamento da Unidade. Durante as reuniões, serão feitos comparativos entre os resultados do Diagnóstico Participativo e do Diagnóstico Técnico. Os temas importantes abordados nas oficinas anteriores serão apresentados, estimulando o levantamento de outros pontos complementares que subsidiarão o zoneamento.

Diferentes segmentos

Os setores envolvidos com o ambiente marinho foram distribuídos em três grupos. O grupo 1 é formado por todos os envolvidos com a pesca artesanal no mar, incluindo pescadores e grupos familiares. No grupo 2, estão aqueles que realizam outras atividades econômicas no mar, incluindo pesca industrial e amadora, aquicultura, atividades industriais, turísticas, exploração mineral, transporte, além de associações de usuários. Do grupo 3, fazem parte os representantes do Poder Público de órgãos municipais, estaduais e federais, além de organizações da sociedade civil, incluindo institutos de ensino e pesquisa, bem como ONGs atuantes na região, grupos de defesa de minorias, associações de moradores, dentre outros.

Balanço da primeira etapa

A primeira etapa das oficinas de diagnóstico contou com a participação total de 170 pessoas, sendo que 40 participaram das oficinas do segmento 3; 50 do segmento 2 e cerca de 70 pessoas do segmento 1.

O objetivo dessas oficinas foi levantar informações acerca dos usos e das atividades desenvolvidas dentro do território da APA, principais conflitos, potencialidades e interações entre os segmentos envolvidos, segundo a perspectiva dos próprios usuários do território.

Os temas foram levantados e discutidos por grupos pequenos e posteriormente, todos os temas foram apresentados para debate ao final, em plenária. Nesta etapa, também foram retirados nomes de representantes por segmento, para as próximas etapas do Processo Participativo do Plano de Manejo, que serão as Oficinas de Zoneamento e Programas de Gestão.

http://fflorestal.sp.gov.br/2013/10/30/area-de-protecao-marinha-litoral…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.