VOLTAR

Área de proteção integral é melhor contra desmate

FSP, Ciência, p. C9
12 de Mar de 2013

Área de proteção integral é melhor contra desmate
Estudo comparou áreas de proteção na Amazônia; reservas indígenas foram bem

DE SÃO PAULO

Um estudo publicado na revista "PNAS" indica que, na hora de evitar o desmatamento da Amazônia, áreas de proteção integral são mais eficazes do que as que permitem a exploração sustentável dos recursos naturais.
Nas áreas de proteção, não é permitido retirar qualquer recurso natural. Nas de exploração, é possível extrair itens como castanhas e óleos de árvores, por exemplo.
Em determinados contextos, quando as pressões de desmatamento são grandes, as reservas indígenas demarcadas também têm um bom resultado em evitar que a floresta seja derrubada.
A discussão sobre a melhor maneira de proteger a floresta tropical há muito tempo divide os ambientalistas.
Agora, um grupo de cientistas, com a participação de Britaldo Silveira Soares Filho, da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), analisou dados de sensoriamento remoto de 292 áreas de preservação.
O estudo destaca que, embora todas as formas de proteção tenham contribuído para diminuir o desmatamento na Amazônia -que atingiu no ano passado sua menor taxa histórica-, a proteção integral ainda manteve mais floresta em pé.

FSP, 12/03/2013, Ciência, p. C9

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/saudeciencia/98121-area-de-protecao-in…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.