VOLTAR

Área de Proteção Ambiental Aldeia-Beberibe terá corredores ecológicos e programas de manejo

Diário de Pernambuco - http://www.diariodepernambuco.com.br
30 de Jun de 2015

Dois novos projetos para a Área de Proteção Ambiental Aldeia-Beberibe foram lançados nesta terça-feira. Além da criação do edital voltado para a implantação dos programas de manejo, também foi divulgado o projeto para implantação dos corredores ecológicos que devem interligar os remanescentes florestais existentes na Unidade de Conservação. No mesmo evento, a nova gestora da APA, a mestra em biologia vegetal, Cíntia Lima, tomou posse. O evento aconteceu na Faculdade de Odontologia de Pernambuco (FOP), em Aldeia.

O novo edital prevê recursos na ordem de R$ 1 milhão, provenientes da compensação ambiental. Os programas prioritários para investimento serão definidos pelo Conselho Gestor da APA Aldeia-Beberibe, que deverá estabelecer os critérios de aplicação dos recursos voltados, prioritariamente, para: administração, comunicação, pesquisa, monitoramento e fiscalização da unidade de conservação, além de projetos de apoio à sustentabilidade e recuperação e conservação dos recursos naturais (programas de ações estratégicas).

"A APA já dispõe de Plano de Manejo e Conselho Gestor. Hoje, demos mais um passo, com a posse da gestora Cintia Lima e com a liberação de recursos para implantar as ações prioritárias definidas pelo conselho, que tem ativa participação da sociedade", destacou o secretário estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Sérgio Xavier.

Os corredores ecológicos foram concebidos através de uma parceria firmada entre a CPRH e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. O Projeto Definição e Elaboração de Estratégia de Implantação dos Corredores Ecológicos da Área de Proteção Ambiental Aldeia-Beberibe destinará recursos do Projeto de Sustentabilidade Hídrica de Pernambuco (PSHPE), em parte financiado pelo Banco Mundial, que possui como ações de gestão e mitigação, o fortalecimento do Sistema Estadual de Unidades de Conservação. O Termo de Referência para o projeto de implantação dos corredores ecológicos já foi elaborado pela CPRH e a chamada de manifestação de interesse às empresas interessadas deverá ser lançado pela SDEC em até 15 dias.

Aldeia-Beberibe

A Área de Proteção Ambiental (APA) Aldeia-Beberibe foi criada através do Decreto Estadual 34.692, em 17 de março de 2010 e ocupa uma área de 31.634 ha. A região onde se encontra inserida a UC engloba 20% da Mata Atlântica remanescente no estado de Pernambuco, abrangendo cerca de 220 fragmentos florestais, dentre eles, o maior fragmento de floresta Atlântica (cerca de 8.000 ha).

A criação da Unidade de Conservação (UC) Apa Aldeia-Beberibe, segundo a diretora presidente da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), Simone Souza, deu-se em função da necessidade de se promover a conservação e o uso sustentável dos ecossistemas de Mata Atlântica e proteger áreas de nascentes dos rios que formam bacias litorâneas do Estado de Pernambuco.

http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/vida-urbana/2015/06/30…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.