VOLTAR

Aprovada moção contra mudança na APA do Planalto Central

ICMBio - www.icmbio.gov.br
Autor: Elmano Augusto
24 de Set de 2009

Os participantes do VI Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC) aprovaram, na plenária final, moção de repúdio, apresentada por servidores do Instituto Chico Mendes, repudiando o projeto de lei (PL) do deputado federal Augusto Carvalho (PPS-DF) que transfere a gestão da Área de Proteção Ambiental (APA) do Planalto Central, em Brasília, para os governos do Distrito Federal e de Goiás.

De acordo com a moção, a medida abre caminho para a instalação de empreendimentos com significativo impacto ambiental em áreas frágeis, comprometendo o meio ambiente e a qualidade de vida da população de Brasília e cidades do entorno.

A APA do Planalto Central é administrada pelo Instituto Chico Mendes e ocupa uma área equivalente a um terço do quadrilátero que forma o Distrito Federal. Há anos, políticos locais, com o apoio do empresariado, tentam mudar as regras de uso do solo e dos recursos naturais da região, para dar lugar a empreendimentos com forte potencial degradador.

O PL, de número 1.627, foi apresentado em 2007 pelo deputado Augusto Carvalho, que atualmente está licenciado para ocupar o cargo de secretário da Saúde do DF. Os autores pediram que a organização do CBUC procure dar a maior divulgação à moção e a encaminhe ao deputado.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.