VOLTAR

Apreendidos cem bois dentro de parque nacional

O Globo, Rio, p. 14
08 de Fev de 2006

Apreendidos cem bois dentro de parque nacional

Dicler Simões

Fiscais do Ibama e militares do Exército apreenderam ontem cerca de cem cabeças de gado no Parque Nacional da Serra da Bocaina, a 2.080 metros de altitude, na Serra do Mar, como parte da Operação Ceriá, que desde domingo combate crimes ambientais na Costa Verde, entre Paraty e Angra dos Reis. Os animais serão transferidos hoje em comitiva através da mata até a RJ-165, que liga Cunha a Paraty, e encaminhados a uma fazenda nos arredores da reserva, nomeada pelo Ibama como fiel depositária. Os bois serão leiloados e os fazendeiros que usam a reserva como invernada, se forem identificados, serão autuados e processados.
A localização dos bois foi feita com um helicóptero pela manhã e logo as equipes por terra, a cavalo, juntaram o gado. Por causa do peso e da descida íngreme, os dois caminhões da Polícia Rodoviária que transportariam os animais foram dispensados. Durante o vôo constatou-se que foi aberta uma clareira na mata equivalente a 400 campos de futebol para a formação de pastos e foi revelada a existência de pelo menos 60 casas de posseiros na reserva.
Durante a operação foi detido o empresário paranaense Tomaso Mambrini, aparentando 75 anos, que dirigia o Pajero Sport placa DLR-4874, com uma jovem ao lado. Ele se recusava a mostrar os documentos e abrir o carro para ser vistoriado.

O Globo, 08/02/2006, Rio, p. 14

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.