VOLTAR

Após três dias de protesto, começa hoje perfuração de poços em aldeias

Campo Grande News- http://www.campograndenews.com.br
Autor: Helio de Freitas
28 de Jul de 2016

Deve começar hoje (28) a perfuração de dois poços artesianos na reserva indígena de Dourados, município a 233 km de Campo Grande. Os equipamentos para o serviço, pertencentes à Funasa (Fundação Nacional de Saúde), chegaram ontem à tarde e os índios encerraram o bloqueio da MS-156, que já durava três dias.

O novo coordenador do Dsei (Distrito Sanitário Especial Indígena da Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena), Edemilson Canale, se reuniu com os índios no local do protesto e admitiu que o serviço não seria feito antes de outubro por questões burocráticas.

Segundo ele, a liberação dos equipamentos para o início imediato da perfuração dos poços só foi possível devido a um acordo com a Funasa e com autoridades locais, firmado após o bloqueio da estrada.

Edemilson Canale lembrou que a Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena) é responsável em garantir saneamento básico para 75 mil índios em Mato Grosso do Sul e precisa que o apoio prometido seja garantido para que os poços sejam abertos. Pelo menos quatro mil índios enfrentam falta de água na reserva de Dourados.

Começa na Bororó

O vice-capitão da aldeia Jaguapiru e um dos principais líderes do protesto, Sílvio de Leão, disse nesta manhã ao Campo Grande News que o primeiro poço será perfurado na aldeia Bororó, onde o desabastecimento é ainda mais crítico.

"O pessoal está esperando chegar uma máquina de Itaporã para limpar o local. Lá vai ser feito o maior poço, com capacidade de 18 mil litros de água por hora. Depois a equipe vem para a Jaguapiru, para colocar o nosso poço em funcionamento e perfurar outro", informou.

http://www.campograndenews.com.br/cidades/interior/apos-tres-dias-de-pr…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.