VOLTAR

Após protesto, indígenas planejam fechar BR-364 em Vilhena, RO

G1 - http://g1.globo.com/
Autor: Flávio Godoi
16 de Ago de 2012

A sede da Funai foi tomada por índios de oito etnias nesta quinta-feira.
Além de oposição à Portaria 303, os indígenas temem a extinção da Funai.

Cerca de 20 indígenas de oito etnias de Vilhena, RO, e do Norte de Mato Grosso, realizaram na manhã desta quinta-feira (16) uma manifestação na sede da Fundação Nacional do Índio (Funai) no município em prol do veto da Portaria 303 que restringe as atividades culturais indígenas como caça, pesca e expansão do território. De acordo com o cacique Paulo Manaind, da tribo Manaind de Vilhena, a manifestação é pacífica. No entanto, o cacique, que é a liderança do movimento, afirma que trechos da BR-364 em Vilhena serão bloqueados nesta sexta-feira (17).

Além da queda da Portaria 303, os índios temem a extinção da Funai por meio da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 215. Para o cacique Manaind, com o fim da Funai, os índios do país estarão desamparados. "A Funai é o único órgão que cuida da gente, se ela for extinta não teremos mais apoio", argumenta.

A extinção da Funai é sustentada como uma das ações que pode por fim aos conflitos agrários entre índios e fazendeiros. Segundo o cacique, a Funai não é responsável pelo conflitos ocorridos. "Eles criam desculpas para inibir a nossa cultura e tomar nossas terras", afirma.

http://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2012/08/apos-protesto-indigenas…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.