VOLTAR

Após novo conflito com índio morto, bancada se reúne com ministro da Justiça

Midiamax- http://www.midiamax.com.br
14 de Jun de 2016

A bancada sul-mato-grossense de senadores está reunida com o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, para debater soluções ao interminável conflito entre índios e ruralistas em Mato Grosso do Sul. De acordo com o senador Waldemir Moka (PMDB), quando soube do que está ocorrendo na Fazenda Yvu, em Caarapó, ligou para o líder da pasta. Um índio morreu nesta terça-feira (14).

"Ele me atendeu imediatamente", relatou. Logo depois recebeu o peemedebista e sua colega de partido Simone Tebet, além de Pedro Chaves (PSC) para falar sobre o assunto. "O ministro ordenou que a Polícia Federal tome providências no sentido de apurar as causas do conflito e, sobretudo, garantir a segurança a ambos os lados", disse o parlamentar.

Nos últimos anos o então ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, esteve em Mato Grosso do Sul duas vezes, sendo a primeira no final da gestão de André Puccinelli (PMDB) e depois quando Reinaldo Azambuja (PSDB) já havia assumido o Executivo. Nas duas ocasiões indígenas e fazendeiros foram ouvidos e planos traçados, mas até o momento nada de efetivo foi feito.

Os parlamentares pediram, ainda, apoio à PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 71/2011, que determina que a União indenize os que detêm títulos dominiais, em terras declaradas indígenas, expedidos até 05 de outubro de 1988, data em que foi promulgada a Constituição.

A medida prevê também o pagamento pelas benfeitorias efetuadas sobre o terreno, tendo, já, sido aprovada pelo Senado Federal, à unanimidade dos senadores e está em trâmite na Câmara dos Deputados.

Cerca de 600 indígenas da etnia Guarani-Kaiowá estão, desde o último domingo (12), ocupando a Fazenda Yvu. A área reivindicada faz parte, segundo a comunidade, do território Tey'i Juçu e fica ao lado da aldeia Tey Kue. O índio Cloudione Rodrigues, agente de saúde, morreu. Lideranças afirmam que há uma segunda vítima fatal, informação ainda não confirmada.

http://www.midiamax.com.br/politica/bancada-ms-se-reune-ministro-justic…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.