VOLTAR

Após mortes, Funasa afasta médico em aldeia apinajé no Tocantins

Globo Amazônia - http://www.globoamazonia.com
27 de Abr de 2010

A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) substituiu a equipe médica responsável pelo atendimento na aldeia apinajé, em Tocantinópolis (TO). A medida foi tomada após a morte de indígenas.

Na Reserva Indígena Apinajé, em Tocantinópolis, no norte do Tocantins, os índios foram examinados e vacinados contra a nova gripe. Os técnicos de enfermagem e o médico da Fundação Nacional de Saúde foram até a aldeia depois da morte de indígenas.

Só este ano, oito indígenas apinajé morreram no Tocantins. Cinco deles por desidratação e pneumonia, doenças que já foram registradas em anos anteriores. Em 2007, dezoito indígenas morreram com os mesmos sintomas.

Os mais afetados sempre são as crianças. Três estão internadas no hospital de Araguaína, na mesma região. "Muitas crianças estão desnutridas. A gente observa uma grande deficiência nos hábitos de higiene desses indiozinhos", falou a médica pediatra Iva Maranhão.

A mãe reclama da demora da Funasa. "O carro tem vez que custa a ir. Quando vai, a criança até morre dentro do hospital. Eles dizem que não tem óleo, não tem combustível", reclama a índia apinajé Pedrina Apinajé.

Já a Funasa põe a culpa no médico e na enfermeira que atendiam os indígenas. "Esse atendimento deveria acontecer permanentemente. A Funasa afastou o doutor Daniel por 15 dias, até que sejam apuradas as denúncias feitas junto ao CRM. Houve a demissão da enfermeira responsável pela área. Hoje, contamos com um médico que foi deslocado de Santa Fé para dar um atendimento por 15 dias. Duas enfermeiras e duas auxiliares de enfermagem vieram da Paraíba para dar suporte", disse José Inácio da Silva Filho, coordenador da Funasa no Tocantins.

Apesar da presença dos profissionais, os índios continuam preocupados. "Tem tanta aldeia que eu acho que a Funasa não está dando conta", concluiu Orlando Apinajé, índio apinajé.

A equipe médica afastada não quis se pronunciar. Sobre o problema do transporte apontado pelos índios, a Funasa informou que novos veículos serão destinados para a reserva apinajé.

A REPORTAGEM ACOMPANHA VÍDEO.

http://www.globoamazonia.com/Amazonia/0,,MUL1580467-16052,00-APOS+MORTE…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.