VOLTAR

Após dois dias desaparecido, índio pataxó é encontrado morto em Ilhéus

Correio 24h (Salvador - BA) - www.correio24h.com.br
Autor: Louise Lobato
26 de abr de 2014

Irmão da vítima deu queixa do desaparecimento do irmão. O índio foi encontrado morto perto de casa, com perfurações no rosto e no tórax causadas possivelmente por tiros

Após dois dias desaparecido, um índio de 57 anos foi encontrado morto na zona rural de Ilhéus, município do Sul baiano, na sexta-feira (25). Ele foi localizado por uma tropa do Exército que atuou na região durante a duração do decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) no Estado da Bahia, decreto assinado pela presidente Dilma Rousseff durante a greve da Polícia Militar.

Segundo o tenente-coronel Silva Neto, comandante das tropas de Ilhéus, o próprio irmão da vítima procurou os militares e disse que o irmão estava desaparecido. "Estávamos com uma patrulha atuando na área, que foi contactada pelo irmão dele, dizendo que a vítima estava desaparecida há cerca de dois dias. Ele forneceu o endereço do irmão, onde encontramos o corpo no início da noite de ontem [sexta", relata.

O corpo de Luís dos Santos Santana foi encontrado perto da própria residência, em uma área de pasto. "Ele apresentava perfurações no tórax e no rosto que parecem ter sido provocadas por tiros, mas a causa da morte dele ainda vai ser definida pela Polícia Civil", disse o militar.

A área foi isolada até a chegada do Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Ilhéus, que realizou a perícia do local na manhã deste sábado (26). Ainda segundo o tenente-coronal Silva Neto, eles não conseguiram chegar ontem porque a região onde o crime aconteceu é de difícil acesso, piorado com a chuva que caía na localidade.

Não há informações sobre o que teria motivado a morte de Luís, que havia se mudado para a região de Ilhéus com a família em 2013. A vítima era oriunda da terra indígena Caramuru-Paraguaçu, de usufruto do povo Pataxós-hã-hã-hães, no Sul da Bahia. O local, no entanto, não fica próximo de Ilhéus.

http://www.correio24horas.com.br/detalhe/noticia/apos-dois-dias-desapar…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.