VOLTAR

Após dez anos, conselho ambiental aprova plano de ocupação do litoral

FSP, Cotidiano, p. C5
14 de Dez de 2011

Após dez anos, conselho ambiental aprova plano de ocupação do litoral

DE SÃO PAULO - O Consema (Conselho Estadual de Meio Ambiente) aprovou ontem por 29 votos favoráveis e nenhum contrário o novo plano de ocupação da Baixada Santista. Dois conselheiros se abstiveram da votação.
"É com grande felicidade que declaro a aprovação do zoneamento ecológico-econômico da Baixada Santista", disse Bruno Covas (PSDB), secretário de Meio Ambiente do Estado, logo após a votação. Ele é o presidente do Consema.
À Folha ele disse que não há plano perfeito, mas que o zoneamento é um conjunto de diretrizes importantes para balizar o uso e a ocupação do solo.
Uma das críticas dos ambientalistas ao plano é que o zoneamento permite a expansão portuária. Isso põe em risco áreas de manguezal da região, ricas em espécies de fauna e flora, que poderão ser mais urbanizadas.
Os críticos dizem ainda que, por ser um instrumento de política ambiental, o zoneamento deveria ser mais restritivo e não criar brechas para a destruição de áreas preservadas. Polêmico, o plano demorou mais de dez anos para ficar pronto.
Membros das prefeituras da Baixada subiram a serra para pedir a aprovação do decreto, que seguirá para a sanção do governador. "Este é o caminho do meio", declarou Carlos Sanseverino, representante da OAB no Consema.
Mesmo com o zoneamento, tudo vai "passar pelo licenciamento", disse Covas.

FSP, 14/12/2011, Cotidiano, p. C5

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidiano/14840-apos-dez-anos-conselho…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.