VOLTAR

Após crise econômica, consumo de energia elétrica cresce 8,3% em 2010

FSP, Mercado, p. B8
06 de Jan de 2011

Após crise econômica, consumo de energia elétrica cresce 8,3% em 2010

DE SÃO PAULO - Após um ano fraco devido à crise financeira internacional, o consumo de energia elétrica no Brasil -que ficara praticamente estagnado em 2009- cresceu 8,3% no ano passado.
Os dados foram divulgados ontem pelo ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico). A carga do sistema atingiu recorde de 56.577 MW (megawatts) médios.
Além do fato de a base de comparação (2009) ter sido fraca, a retomada do crescimento econômico em 2010 -a estimativa é de o PIB crescer 7,6%- explica a forte alta.
O aumento de consumo ocorreu em todas as regiões, mas os subsistemas Sudeste/ Centro-Oeste e Nordeste ficaram acima da média.
No Sudeste/Centro-Oeste, o incremento foi de 8,9%. No Nordeste, de 8,5%. Sudeste e Centro-Oeste respondem por 60% do consumo.
Nivalde de Castro, coordenador do Gesel (Grupo de Estudos do Setor Elétrico) da UFRJ, diz que o aumento não surpreende e não gera expectativa negativa porque o planejamento do setor tem sido feito para períodos de cinco anos.
Segundo ele, a única crítica é que, para garantir o suprimento nesse cenário de demanda alta, as termelétricas têm sido acionadas em meses muito próximos ao chamado período úmido -entre novembro e abril-, o que resulta em ônus principalmente para a indústria eletrointensiva.
Jorge Trinkenreich, diretor da PSR Consultoria, também diz que não há risco de desabastecimento. Segundo ele, os leilões de novas usinas são suficientes para assegurar o abastecimento, desde que não haja atrasos no cronograma.

FSP, 06/01/2011, Mercado, p. B8

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mercado/me0601201121.htm

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.