VOLTAR

Após 20 anos, prossegue concentração de terra no país

Cimi - http://www.cimi.org.br/?system=news&action=read&id=4165&eid=257
01 de Out de 2009

O Censo Agropecuário de 2006, divulgado ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, mostra que a concentração de terra é a mesma há vinte anos no país. Nos levantamentos anteriores, áreas com mais de mil hectares, consideradas latifúndios, já ocupavam 43% da área total. Terras com menos de dez hectares ocupavam apenas 2,7% do total. A atividade mais comum encontrada nas fazendas é a criação de bovinos, identificada em 30% das áreas.

A concentração de terras só não foi maior pelas demarcações de terras indígenas e pela criação de reservas ambientais. O estado de Roraima teve a maior queda do índice de concentração de concentração de terras, visto que grande parte do território é constituído por reservas indígenas.

(Com informações da Agência Chasque)

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.