VOLTAR

Após 105 anos, fotos de índios feitas por Koch-Grünberg voltam para RR

G1- http://g1.globo.com
Autor: Inaê Brandão
12 de Set de 2016

Uma cerimônia será realizada nesta terça-feira (13) na comunidade indígena do Barro, localizada no município de Pacaraima, ao Norte de Roraima, para marcar o retorno de fotos e vídeos feitos pelo etnologista alemão Theodor Koch-Grünberg em 1911.

As imagens registraram, há 105 anos, o surgimento da comunidade indígena, costumes e hábitos dos índios. As fotografias estavam no Museu de Berlim.

Segundo o professor da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e gestor do projeto que trouxe as mais de 100 imagens de volta ao país, Carlos Alberto Medeiros, as fotos foram feitas por Koch-Grünberg no início do século passado.

"Esse material estava no museu de Berlim, na Alemanha, e a gente está devolvendo para os povos indígenas os registros do nascimento da comunidade do Barro", disse Carlos Alberto.

Para o professor, o trabalho do alemão pode ser considerado como a mais completa pesquisa etnológica sobre as etnias indígenas do vale do Rio Branco, como era chamada a região que hoje corresponde ao estado de Roraima.

As imagens produzidas pelo etnólogo também foram compiladas no 'Portfólio Etnológico de Roraima', que é desenvolvido desde 1996 por um grupo de professores da UFRR.

Além do material de Koch-Grünberg, o portfólio, conforme Medeiros, tem também uma síntese da história dos povos indígenas de Roraima com registros que vão da expedição 'Terra de Makunaima', em 1786, até a criação do território na década de 70.

O material intitulado 'Registro dos Filhos de Makunaíma' será oficialmente lançado na terça e entregue para as escolas indígenas das comunidades do Barro e do Surumu. Em seguida, todas as 255 escolas indígenas de Roraima receberão o portfólio.

"O material irá fortalecer a cidadania das etnias macuxi e wapixana e principalmente valorizar as nossas figuras proativas da história, da cultura e dos saberes do vale do Rio Branco [como era chamado ", destacou Medeiros.

Um filme de aproximadamente 13 minutos feito por Koch-Grünberg também será exibido na cerimônia e um memorial histórico será inaugurado nas escolas. A comunidade também fará apresentações de danças típicas e servirá comidas tradicionais para celebrar o retorno dos registros.

http://g1.globo.com/rr/roraima/noticia/2016/09/apos-105-anos-fotos-de-i…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.