VOLTAR

Apirr tem novo presidente

Folha de Boa Vista- Boa Vista-RR
11 de Jan de 2003

A Associação dos Povos Indígenas do Estado de Roraima (Apirr) tem novo presidente, o tuxaua Telmar Mota Wapixana, que assumiu a entidade na segunda feira.

A meta do presidente é trabalhar para atender as reivindicações dos parentes independentemente se ele pertence ou não a associação. "Foi me confiada a presidência pelo compromisso com o povo indígena e estamos trabalhando juntamente com o Conselho Indígena de Roraima. Frente a fatos ocorridos no Estado com o povo indígena, entendemos que precisamos nos unir para conseguirmos nossas metas: demarcar as áreas indígenas", disse Telmar.

Ele falou sobre a morte do indígena Aldo da Silva Mota, ocorrido próximo a vila do Mutum, localizada na terra indígena Raposa/Serra do Sol. Afirma que fato como este é prova de que a demarcação precisa ser feita com mais agilidade. "O povo indígena precisa de terras para habitar e cultivar. Com a violência que vem sofrendo os indígenas, precisamos da Justiça, que deverá ser mais ágil nos processos para definir a terra por meio da demarcação. Queremos nossa terra desapropriada", frisou.

Segundo o presidente, a violência contra os indígenas não pode continuar acontecendo dentro das áreas indígenas. "Os indígenas têm contribuído com o Estado de Roraima", disse declarando que desde que recebeu a notícia não consegue parar de pensar na família de nove filhos do indígena morto Aldo da Silva Mota

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.