VOLTAR

Apanhado das queimadas

Greenpeace - www.greenpeace.org
01 de Set de 2010

Onde tem fumaça, tem fogo. E, no caso da Amazônia, onde tem fogo, tem fronteira agropecuária. Desde junho acompanhando os alertas do Inpe sobre focos de queimada, o Greenpeace está produzindo semanalmente um relatório para saber onde a coisa está preta, e sobrevoando essas áreas para documentação e denúncia.

No fim de agosto, o município paraense São Félix do Xingu despontava como o que mais ardia na Amazônia, respondendo por 37% dos registros feitos no estado. Perto dali, a Área de Proteção Ambiental Triunfo do Xingu também levou o título de campeã, com quase dois mil focos. E a Floresta Nacional do Jamanxim ficou em segundo lugar. O cenário também era de chamas na Terra Indígena Kayapó, que fica pela mesmo região.

Durante os sobrevoos, o Greenpeace identificou muita fumaça em floresta, geralmente perto de estradas e áreas de cultivo. Prova de que a velha prática de tocar fogo para limpeza de terreno não deve acabar tão cedo. Setembro, aliás, é historicamente o mês que mais queima. Preparem os pulmões...

http://www.greenpeace.org/brasil/Blog/

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.