VOLTAR

APA Marinha do Litoral Sul presente no evento Antropicosta, em Cananéia

Fundação Florestal - www.fflorestal.sp.gov.br
13 de Abr de 2010

Entre os dias 29 e 31 de março, a cidade de Cananéia, município que abrange parte da Área de Proteção Ambiental Marinha do Litoral Sul - APAMLS, sediou o simpósio Antropicosta Iberoamerica. Realizado pelo Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo, o evento apresentou pesquisas desenvolvidas em diferentes partes do mundo, inclusive na região do Vale do Ribeira e em outras partes do Brasil, sobre a ação do homem em ambientes costeiros.

Estiveram presentes no evento representantes do Conselho Gestor da APA Marinha do Litoral Sul, que constataram a importância desse tipo de encontro para planejar futuras ações que possam ser executadas pela gestão da Unidade de Conservação (UC). "O foco direcionado para as ações do homem, em escalas mapeáveis, com claros registros desta interferência e o respectivo entendimento de como isso vem ocorrendo são fundamentais para todas as regiões litorâneas. E o frágil litoral sul paulista enquadra-se perfeitamente nessa situação", afirmou Hebert Schulz, geólogo da CETESB e conselheiro da APA Marinha do Litoral Sul.

A bióloga, presidente da Associação Rede Cananéia e também conselheira Mayra Jankowsky, destacou que os estudos que mostram a interferência de rios que chegam à costa e como isso modifica a dinâmica costeira podem facilitar os trabalhos realizados na APAMLS.

O evento foi organizado pelo Centro de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Algarve e Facultad de Ciencia Y Tecnologia de La Universidad Del Pais Vasco/EHU (Espanha), além do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo e o apoio da Fundação de Estudos e Pesquisas Aquáticas.

http://www.fflorestal.sp.gov.br/noticias2.php?id=131

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.