VOLTAR

APA da Serra da Mantiqueira tem Plano de Manejo publicado

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/
Autor: ICMBio
11 de Dez de 2018

APA da Serra da Mantiqueira tem Plano de Manejo publicado
11 de Dezembro de 2018, 10h51

Desde 1992 vem sendo construído o plano de forma participativa.

No início do mês de dezembro foi assinada a Portaria no 1046, aprovando o Plano de Manejo da APA Serra da Mantiqueira. Essa é uma aspiração antiga de quem mora na Serra da Mantiqueira, dos servidores e todos os envolvidos em sua gestão, Desde 1992 vem sendo organizando de forma participativa a construção do documento. Os trabalhos só foram impulsionados após assinatura de um Acordo com a Justiça Federal de Guaratinguetá, em 2009, e, desde então, a equipe de gestão da APA, com o apoio contínuo dos conselheiros do seu Conselho Consultivo e parceiros em geral, uniu esforços para a construção do documento. O Plano foi dividido em três etapas (levantamento de dados secundários, diagnóstico histórico e cultural e planejamento).

A aprovação e publicação foi aprovada do Plano de Manejo foi comemorado durante a posse de conselheiros da Conapam. "Ver esse plano aprovado é o fechamento de uma trajetória de muita luta e dedicação dos amigos, gestores e equipe da APA, como também, dos conselheiros que passaram pelo Conapam!", disse Stella Souza Guida, do Instituto SuperAção, de Itanhandu/MG. "Estou muito feliz com a concretização do plano de manejo, depois de anos de trabalho e de anos de esforço de toda a equipe da APA e de seus conselheiros, que certamente resultará em muitos frutos positivos para a unidade de conservação, desejando boa sorte a todos e estaremos sempre juntos, pois unidos cuidamos para as futuras gerações", complementa José Sávio do Amaral Jardim Monteiro, da RPPN Serra da Mina e Prefeitura Municipal de Guaratinguetá/SP.

http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/10124-apa-da-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.