VOLTAR

APA da Serra da Mantiqueira dá posse a novo conselho consultivo

ICMBio - www.icmbio.gov.br
04 de Nov de 2008

Os novos integrantes do conselho consultivo da Área de Proteção Ambiental (AP) da Serra da Mantiqueira, em Passa Quatro, Minas Gerais, tomaram posse na sexta-feira (31). São 24 membros-titulares, representando diferentes setores da sociedade - iniciativa privada, prefeituras, organizações não-governamentais ambientalistas, sindicatos e associações de moradores.

No seu discurso, o chefe da APA, Clarismundo Benfica do Nascimento, disse que um conselho consultivo fortalecido e atuante tornar mais participativa a gestão da unidade, contribuindo de maneira determinante nas tomadas de decisão e execução das ações planejadas para a APA.

O novo conselho começou a trabalhar logo depois do ato de posse. Constituiu seis câmaras técnicas e duas comissões de trabalho, que tratarão, entre outros assuntos, da implantação de grandes obras, do planejamento da educação ambiental e das estratégias de proteção e gestão dos recursos hídricos.

A APA da Serra da Mantiqueira foi criada em 1985 e possui cerca de 435 mil hectares distribuídos entre os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. São 27 municípios com aproximadamente 100 mil habitantes.

Localizada estrategicamente numa das maiores e mais importantes cadeias montanhosas do leste-sul americano, a APA tem como principal objetivo proteger e preservar a flora endêmica e andina, os remanescentes dos bosques de Araucária, a continuidade da cobertura vegetal do espigão central e das manchas de vegetação primitiva e a vida selvagem, principalmente as espécies ameaçadas de extinção.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.