VOLTAR

APA da Baleia Franca participa do Circuito Mundial de Surfe

ICMBio - www.icmbio.gov.br
Autor: Anita Campos - acampos@gmail.com
10 de Nov de 2008

Aliar a prática do surfe à proteção ambiental. Esse foi o objetivo do Espaço Ecologia, montado durante durante a etapa latino-americana do Circuito Mundial de Surfe, o WCT 2008, em Imbituba (SC). No último dia 29, a chefe da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca, Maria Elizabeth Carvalho da Rocha, ministrou uma palestra no Espaço para quase 160 alunos de 8ª série do município. Na ocasião, ela falou sobre o Instituto Chico Mendes, os tipos de unidades de conservação, o que é uma APA, as ações da APA da Baleia Franca e sobre seu conselho gestor.

"A APA é uma Unidade de Conservação de uso sustentável e, como descrito no decreto, nossa equipe deve normatizar eventos esportivos de uso náutico para que sejam responsáveis ambientalmente", explicou a chefe da APA da Baleia Franca. "Além disso, a parceria com o WCT é importante pois ajuda divulgar à população o que é uma área protegida", complementou.

Além da gestora da APA da Baleia Franca, participaram das palestras as biólogas Fabíola Micheloni, da Geosustentável, e Maya Baggio, da Agea, além da geógrafa Shantala Baggio, também da Agea. Elas falaram sobre as características da Zona Costeira, conflitos locais e cidadania ambiental.

O diretor de prova do WCT Brasil, Xandi Fontes, encerrou as palestras, falando sobre o orgulho do surfista de participar de um esporte diretamente relacionado ao meio ambiente. "O surfista é um fiscal voluntário pois necessita de um ambiente saudável, um oceano despoluído, de praias limpas. Recebemos o meio ambiente de presente e é nosso dever preservá-lo", afirmou.

Após as palestras, o secretário de Turismo de Imbituba, Paulo Sefton, agradeceu a presença de todos e convidou os atletas do surfe Teco Padaratz, Fábio Gouveia e Heitor Alves para um momento de autógrafos com os estudantes.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.