VOLTAR

Aos Responsáveis ambientalistas e ou Orgão Federal interessados

Carta Anônima-Canarana-MT
07 de Out de 2004

Viemos através desta solicitar que Vossa Senhoria tome providencia urgente quanto ao que vamos relatar:
Em Brasília-DF, na sede da Funai tem sede Administração Executiva Regional do Xingu, o qual Administrador se chama Paié Kaiabi.
Estamos descontentes com a atitude do mesmo porque ele autorizou ilegalmente a retirada de madeira aproximadamente 500² de área sem consultar as comunidades e caciques indígenas. Aconteceu também na sua chefia em região de colider o mesmo fato na aldeia Nãncepotxi (Panara) vendia madeira sem consultar a comunidade daquela região.
Queremos e exigimos o imediato o afastamento deste administrador. Esse fato esta prejudicando os povos Xinguanos é alguns dias pode haver conflito entre indígenas. Queremos maiores esclarecimentos se a Funai tem conhecimento do fato, bem como, o acompanhamento dessa retirada.
Alertamos que essa retirada de madeira está sendo executada em beneficio financeiro individual.
Tendo em vista que a Associação Terra Indígena Xingu (ATIX) que cuida Posto Indígena de Vigilância e outros interesses dos povos do Xingu a qual se chama presidente Makupa Kaiabi e o Coordenador do Chefe de Fiscalização Mairawê Kaiabi é coordenador do projeto Xingu André Villas Boas do ISA (Instituto Socioambiental) não estão entrando em ação e não estão agilizando a providencia urgente ao fato que esta ocorrendo dentro da reserva indígena no leste do parque.
As pessoas envolvidas na retirada das Madeiras são próprios chefes dos Postos de Fiscalização Indígena acompanhado por Madeireiro Beto Maya não índio da cidade de Vera. Esses chefes dos postos foram treinados e capacitados pelo ISA e IBAMA para fiscalizar os limites do Parque do Xingu com objetivo proteger patrimônio e a biodiversidade da referida reserva, mais não é isso que esta acontecendo.
Senhor Presidente da Funai e outros Órgãos que cuidam interesse dos índios, diante do descaso que esta acontecendo no Parque do Xingu ninguém toma uma providencia não podemos deixar isto continuar,resolvemos e apelamos para o seu bom senso,por favor, não deixe esta situação continuar pois,são índios que vai ser prejudicado nesta hhistoria

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.