VOLTAR

Ao menos 15 índios são intoxicados pelas águas do rio Iriri no Pará

24 horas News-Cuiabá-MT
08 de Fev de 2003

Pelo menos 15 índios xipaia da aldeia tucumã, na região do Xingu (PA), foram intoxicados com as águas do rio Iriri, que apresenta contaminação desconhecida e gerou a mortandade de cerca de 30 toneladas de peixes nos últimos 17 dias.

O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis) considera a contaminação um dos maiores desastres ambientais ocorridos no Pará. O Iriri é afluente do rio Xingu. Outras duas tribos que utilizam água _caiapós e araras_ estão ameaçadas.

Uma equipe de ambientalistas e técnicos coletam hoje amostras da água, do lodo do fundo do rio e de peixes para analisar as causas da contaminação.

Os índios foram hospitalizados ontem em Altamira (PA) com diarréia e erupções na pele por ter tomado banho e consumido a água do rio. A aldeia tem cerca de cem habitantes.

Irritado com a intoxicação, o cacique Luís Xipaia reivindicou que o governo federal repasse verbas para construção de poços artesianos e investigue as causas da contaminação.

A Prefeitura de Altamira manteve ontem a suspensão de captação da água do rio. Pelo menos 80% dos 85 mil habitantes do município utiliza essa água. Um reservatório municipal deve garantir o abastecimento da população por mais dois dias.

Segundo o Ibama, as mortandade atinge diversas espécies de peixes. Ambientalistas levantaram duas hipóteses para explicar a mortandade: a proliferação de algas e contaminação do rio por arsênio _produto químico usado por mineradores na exploração de cassiterita.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.