VOLTAR

Anvisa determina limite de glifosato para soja RR

OESP, Geral, p. A12
19 de Fev de 2004

Anvisa determina limite de glifosato para soja RR

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) definiu o limite máximo de glifosato que poderá estar presente como resíduo na soja transgênica produzida no País. O valor é de 10 partes por milhão (ppm) - metade do estabelecido pela regulamentação internacional do Codex Alimentarius e pelas leis americana e européia (20 ppm).
A publicação, no Diário Oficial da União de segunda-feira, abre caminho para a legalização do uso do glifosato em plantações de soja modificada com o gene Roundup Ready (RR), da Monsanto. A tecnologia permite que o herbicida seja aplicado sobre toda a lavoura, sem danificar a soja, que se torna resistente ao produto.
Apesar da liberação temporária do plantio de soja RR, concedida pelo governo, o glifosato não tem registro para uso em soja pós-emergente (quando a planta já brotou do solo). A conclusão da Anvisa será agora encaminhada ao Ministério da Agricultura, que deverá fazer o registro definitivo. Ainda segundo a Resolução 33, o glifosato poderá ser aplicado sobre a soja até, no máximo, 56 dias antes da colheita. (Herton Escobar)

OESP, 19/02/2004, Geral, p. A12

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.