VOLTAR

Antropólogo diz que índio não é produtor

Douraos News-Dourados-MS
16 de Mar de 2004

Luiz Tarlei de Aragão doutor em antropologia que esteve na noite de ontem, proferindo palestra no Sindicato Rural de Dourados a respeito dos Direitos Indígenas, Constituição Federal e Direito de Propriedade, disse o índio e um nômade, caçador de origem e que não teria vocação para a cultura. Segundo ele o índio não é um produtor.

As nações numerosas como a Guarani/Caiua não precisam de terras, mas sim arrumar outro meio para conseguir alimentação.

Luiz Tarlei disse ainda que a proposta do Governo Federal era criar reservas e levar os índios paulatinamente para civilização e a partir daí socializar as comunidades indígenas, e não penalizar a classe produtora que estaria pagando um tributo muito alto.

Dando aos índios muitos diretos e poucos deveres o governo estaria criando um Aparthide como aconteceu na África do Sul.

Questionado a respeito do movimento que estaria pedindo a extinção da Funai (Fundação Nacional do Índio) o antropólogo disse que da forma como a instituição está sendo conduzida gostaria que ela já tivesse desaparecido

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.