VOLTAR

ANTROPÓLOGA DO MUSEU GOELDI LANÇA SISTEMA MULTIMÍDIA COM ETNOGRAFIA TICUNA

Museu Goeldi-Belém-PA
09 de Set de 2003

Textos, fotografias, vídeo, sons, banco de dados e animações com as constelações elaboradas sob a ótica do povo Ticuna compõem o CD-Rom "Magüta Aru Inü. Jogo de Memória: Pensamento Magüta", organizado por Priscila Faulhaber, antropóloga do Museu Paraense Emílio Goeldi. O CD-rom será lançado no sábado, 13, às 17h, pela pesquisadora e pelo presidente de honra do conselho Ticuna, Pedro Inácio Mgematucü, durante a VII Feira Pan-Amazônica do Livro, que acontece em Belém (PA) até domingo, 14 de setembro.

O trabalho digital é pioneiro, pois tem a participação direta dos índios Ticuna na elaboração do CD-rom. A novidade do trabalho está no fato de que todos os artefatos indígenas coletados na década de 40 pelo antropólogo alemão Curt Nimuendaju, que serviu de base para o trabalho de Priscila, foram comentados e analisados por índios Ticuna, inclusive alguns que conheceram pessoalmente Nimuendaju.

Nessa primeira edição do CD-rom foram produzidas duas mil cópias, sendo que 1200 serão distribuídas aos Ticuna e 800 estão sob a responsabilidade do Museu Goeldi para divulgação científica. A possibilidade de fazer uma outra edição do inventário digital terá que ser negociada diretamente com as lideranças indígenas, já que o conteúdo informativo do cd é parte do conhecimento tradicional do povo Ticuna.

O lançamento é resultado do projeto "Artefatos rituais e transformações ambientais na fronteira amazônica", financiado pelo CNPq e finaliza um processo de cinco anos de pesquisa antropológica nas comunidades Ticuna que a habitam a região do alto rio Solimões, que compreende um território de seis mil km, distribuídos na fronteira do Brasil, com o Peru e a Colômbia.

Universo Ticuna Virtual

Segundo a antropóloga, uma das vantagens do sistema multimídia "Magüta Aru Inü. Jogo de Memória: Pensamento Magüta" é a interação do leitor diante das informações sobre o povo Ticuna. Cada pessoa que acessa o CD-Rom é que define por onde irá começar sua pesquisa.

No CD-Rom pode-se encontrar a localização geográfica, universo mítico a simbologia dos rituais, a divisão social e um vasto banco de dados sobre os Ticuna, tudo devidamente ilustrado com imagens e sons. O destaque é para o vídeo sobre o "Ritual da Moça", dividido em 11 partes e que mostra o rito de passagem para vida adulta das adolescentes Ticuna.

A tecnologia digital, ao contrário do que muitos podem pensar, não assustou os Ticuna. O povo, que vive às margens do Solimões, encara os meios digitais como maneira eficaz de comunicação e uma forma de viajar pelo universo encantado

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.