VOLTAR

Animais e plantas da Terra serão catalogados

O Globo, Ciência, p. 28
11 de Fev de 2005

Animais e plantas da Terra serão catalogados

Um consórcio internacional de cientistas anunciou ontem a criação de um ambicioso catálogo da vida, chamado Código de Barra da Vida, que reunirá informações genéticas sobre todas as espécies do planeta. A iniciativa foi lançada em Londres.
Os trabalhos iniciais serão focados em aves e peixes. O objetivo é arquivar informação genética capaz de diferenciar uma espécie da outra.
- Descobrimos que é possível caracterizar cada forma de vida do planeta a partir de uma seqüência curta de DNA - explicou Richard Lane, diretor de ciência do Museu de História Natural de Londres, um dos integrantes do projeto.
Os cientistas admitem, no entanto, que o projeto levará muitos anos para ser concluído.
- Cerca de 1,7 milhão de espécies são conhecidas, mas suspeitamos que existam de 10 milhões a 30 milhões de espécies na Terra - lembrou Lane.
As informações genéticas de cada espécie vão integrar um banco de dados gigante, que reunirá todas as informações científicas sobre cada organismo e poderá ser usado por todos.
- Isso é um código de barra - explicou Dan Janzen, da Universidade da Pensilvânia. - Ele vai te levar a informações que taxonomistas, especialistas em história natural e ecologistas vêm acumulando há mais de 200 anos.
O consórcio reúne instituições de pesquisa, museus e zôos de todo o mundo.

O Globo, 11/02/2005, Ciência, p. 28

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.