VOLTAR

Aneel decide limitar gasto com termelétricas

FSP, Dinheiro, p. B6
07 de Jan de 2009

Aneel decide limitar gasto com termelétricas

Da sucursal de Brasília

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) decidiu limitar o custo com o subsídio à geração de energia termelétrica na região Norte. Segundo norma aprovada pela agência, os consumidores pagarão o preço do óleo usado para acionar as usinas até o limite de preço do combustível divulgado pela ANP (Agência Nacional do Petróleo). Antes, não havia limite.
As termelétricas da região Norte geram energia queimando óleo. Como o custo de geração é muito alto, os consumidores de todo o país pagam a conta do combustível, por meio de um encargo chamado CCC (Conta Consumo de Combustível), embutido na tarifa.
A CCC custa cerca de R$ 4 bilhões por ano e, no rateio entre os consumidores, equivale a aproximadamente 4% da tarifa. Com a implantação do limite, o peso desse subsídio ficará em aproximadamente 3%. Segundo a agência, se a medida estivesse em vigor em 2008, os consumidores teriam deixado de pagar R$ 960 milhões.

FSP, 07/01/2009, Dinheiro, p. B6

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.