VOLTAR

André se assusta com miséria em aldeia indígena de Japorã

www.midiamax.com
Autor: Valdelice Bonifácio
19 de Dez de 2008

"Nunca tinha vista tanta miséria como na aldeia Limão Verde em toda a minha vida", declarou o governador André Puccinelli (PMDB) nesta manhã ao discursar no evento de entrega de casas no bairro Nova Lima, se referindo ao local onde vivem 3,8 mil índios da etnia guarani kaiowá no município de Japorã a 472 quilômetros da Capital.

Lá, conforme André Puccinelli, não há casas e as famílias vivem sem condições básicas. O governador informou que construirá moradias no local. Além disso, providenciará alimentação para os indígenas.

O governador demonstrou preocupação com a possibilidade da Funasa (Fundação Nacional da Saúde) perder a prerrogativa de cuidar da saúde dos indígenas. "E aí quem é que vai cuidar?", questionou.

O governo e os guarani kaiowá protagonizam embate em torna de demarcação de terras pretendida pela Funai (Fundação Nacional do Índio) no Estado. O governo não aceitou o início do processo de estudos antropológicos para identificação de áreas possíveis de demarcação.

Um acordo firmado com a Funai no dia 15 de setembro adiou o processo. Agora, o governo aguarda a publicação de uma instrução normativa que vai detalhar os estudos nas terras do Sul do Estado.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.