VOLTAR

André entrega 78 casas na aldeia Cachoeirinha e anuncia 120

Aquidauana News - http://www.aquidauananews.com/
20 de Jun de 2010

O governador André Puccinelli entregou, na tarde de ontem (19), 78 casas para famílias indígenas da aldeia Cachoeirinha, em Miranda. No encontro com os indígenas da comunidade, André ressaltou o empenho do governo do Estado em destinar recursos para a melhoria da qualidade de vida nas aldeias e anunciou novos investimentos para a aldeia e outras comunidades indígenas do município.

Em parceria com a prefeitura, o governo do Estado vai construir 120 novas habitações nas aldeias, destas 50 serão para a comunidade Cachoeirinha. As outras aldeias beneficiadas são a Babaçu, Argola, Lagoinha e Morrinho. Além disso, após solicitação das lideranças da aldeia Lagoinha, o governador André Puccinelli firmou o compromisso de doar um novo caminhão, do tipo F4000, para contribuir no desenvolvimento rural da comunidade.

"Nós queremos que o índio produza sua auto-riqueza, sua auto-sustentação e possa o Estado também crescer junto com o índio. Queremos que vocês progridam porque precisamos progredir juntos", afirmou o governador André. Além do novo veículo que será entregue para a comunidade, o governo do Estado já destinou cinco patrulhas mecanizadas que são empregadas na lavoura da aldeia.

De acordo com o governador, o compromisso com os indígenas do Estado tem um balanço de 11 escolas construídas em aldeias; 1.164 casas construídas e entregues e 69 patrulhas mecanizadas doadas para as comunidades. "Isso porque queremos ver o índio crescer dentro da aldeia, reforçando sua cultura. Somos todos seres humanos e iguais, só temos a língua diferente", reforça Puccinelli.

Casas

Para a comunidade indígena da Cachoeirinha, o governador levou 78 novas casas, totalizando 98 habitações construídas pelo governo do Estado e recursos do governo do Federal. "Hoje é uma data importante para a nossa aldeia porque marca a realização de um sonho que esta entrega de casas. Agora estas 78 famílias terão uma casa confortável para colocar os seus filhos", lembra o cacique da aldeia, Adilson Antônio.

"Uma dessas casas vai para o senhor José Pereira, de 99 anos, um dos fundadores da nossa aldeia", salienta o cacique. "Essas casas de alvenaria trazem mais segurança para as famílias e também hoje em dia nós não temos mais o material necessário para fazer as casas que fazíamos antigamente, por isso é muito importante o que o governo nos proporciona hoje", diz o cacique.

"Sinto alegria em receber esta casas porque com o que a gente ganha com o trabalho na roça não seria possível construir uma casa do tamanho desta que foi construída e com a qualidade que elas têm", afirma Benjamin Muchacho, um dos beneficiados que passará a viver com a esposa e os cinco filhos na nova habitação.

"Agradeço ao governador André porque ele está sempre disposto a atender o município, principalmente nas questões indígenas, beneficiando sempre com mais recursos as nossas aldeias que tanto precisam de atenção", afirmou o prefeito de Miranda, Neder Afonso da Costa Vedovato.

O encontro com os indígenas também teve a participação do deputado estadual Antônio Carlos Arroyo, vereadores e lideranças locais, entre outras autoridades.

http://www.aquidauananews.com/index.php?action=news_view&news_id=165739

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.