VOLTAR

Analista da Esec Tamoios elabora guia sobre observação de aves

ICMBio - www.icmbio.gov.br
30 de Abr de 2009

A analista ambiental Sílvia Peixoto, da Estação Ecológica (Esec) Tamoios, na região sul do Rio de Janeiro, está produzindo um guia para observação de aves na região. O livro, que está na fase de conclusão, é financiado pela Eletronuclear, com recursos de compensação ambiental, e é dirigido a pessoas interessadas em se especializar na área. Sílvia prepara também um curso sobre o assunto.

A observação de pássaros é uma atividade que pode gerar renda e envolver um número significativo de pessoas na região. A partir deste guia, a Esec Tamoios pretende iniciar uma série de "Cadernos da Estação", que irá abordar temáticas diversas, colocando unidade como promotora da educação ambiental e de práticas sustentáveis.

A região sul concentra os últimos e maiores remanescentes de Mata Atlântica do estado do Rio de Janeiro. O local registra também alto índice de captura de animais silvestres para abastecimento das feiras clandestinas na capital e outras cidades.

Em parceria com o Ibama, Polícia Federal e Polícia Rodoviária, os fiscais do Instituto Chico Mendes que atuam na Esec têm provido ações de fiscalização constantes. Além disso a Esec investe em ações educativas que possam a médio prazo reverter esse quadro.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.