VOLTAR

Ampliação de parque nacional ameaça incremento na exploração de gás no país

FSP, Dinheiro, p. B8
30 de Mai de 2006

Ampliação de parque nacional ameaça incremento na exploração de gás no país

Pedro Soares
Antonio Gois
Da sucursal do Rio

Tida como prioritária pela Petrobras como alternativa à importação de gás da Bolívia, a exploração de gás no norte da bacia do Espírito Santo tem seu potencial de produção ameaçado pela ampliação do Parque Nacional Marinho de Abrolhos, segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico do Espírito Santo, Júlio Bueno.
Com a crise detonada pela nacionalização do gás na Bolívia, a Petrobras decidiu aumentar seus investimentos na bacia do Espírito Santo, onde se espera uma produção de 16,7 milhões de metros cúbicos a partir de 2008. Por decisão do Ibama, Abrolhos teve sua extensão ampliada de 2.000 km quadrados para 10 mil km quadrados.
Segundo Bueno, as áreas dos campos de Peroá e Cangoá, Golfinho 1 e Golfinho 2, as mais importantes para o aumento da produção de gás no país, ainda não serão afetadas pela ampliação de Abrolhos. Ele disse, porém, que o potencial de exploração futuro de gás está sob risco.
Ao menos uma empresa já foi afetada: uma área exploratória arrematada pela companhia New Field (onde ainda não havia sido feita descoberta de gás) teve de ser devolvida à ANP (Agência Nacional do Petróleo).
Em 2004, a ANP excluiu áreas da 6ª Rodada de Licitações por determinação do Ibama em razão do temor de que a atividade petrolífera colocasse o parque marinho e sua biodiversidade em risco.
O ambientalista Paulo Gustavo Prado, da Conservação Internacional, disse que a decisão de retirar algumas áreas de exploração levou em conta a biodiversidade das espécies da região e o fato de o local ser um depositário -onde ocorre a reprodução marinha.

FSP, 30/05/2006, Dinheiro, p. B8

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.