VOLTAR

Amigos em Ação participa de GT do Tumucumaque

Jornal do Dia-Macapá-AP
06 de Nov de 2002

O Ministério do Meio Ambiente convidou a Ong amapaense Instituto Ecológico Amigos em Ação, para compor a equipe que vai avaliar a criação do Parque Nacional das Montanhas do Tumucumaque. Segundo informações do diretor executivo da institução, Almeida Junior, antes de mais nada o Ministério com essa atitude tenta recuperar o próprio processo de implantação do Parque do Tumucumaque. "Da forma como foi imposta de cima para baixo, sem uma ampla discussão geral com a sociedade civil, precisava haver este grupo, já que a sociedade não foi ouvida. Estava bem claro desde o começo do processo da criação do parque que a sociedade precisava estar inserida nos debates, que foi conduzido direto do gabinete do presidente Fernando Henrique. Desta forma, nomear o Instituto Amigos em Ação, com nossa característica de luta na linha de frente no ambientalismo da Amazônia, em especial do nosso Estado, e pagar em parte uma divida que estava faltando neste processo", disse Almeida Jr.
A primeira grande. Reunião. Ocorreu em Johannesburgo na África do Sul e foi justamente lá, resistindo às repercussões não positivas, que o ministro do meio ambiente, apontou como uma das soluções para minimizar o impacto que impôs o decreto. Alem da ong "amigos em Ação", também foi incluída no GT, o Instituto Sócio Ambiental (IESA) e mais alguns órgãos locais de governo. A Direção do Instituto Amigos em Ação quer que também as prefeituras sejam incluídas neste grupo de trabalho, considerando que o parque vai abranger uma significante área territorial do Estado, afetando desta forma não somente aqueles municípios situados no entorno, como todo o conjunto de municípios do Estado do Amapá. A Secretaria Estadual do Meio Ambiente-Sema estará participando deste grupo representada pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente-COEMA, que tem a frente o próprio secretario da Sema, Antonio Farias.O Parque das Montanhas do Tumucumaque, e a maior reserva já implantada em todo o planeta, e foi duramente combatida pelo deputado Federal, Antonio Feijão, que foi firmemente contrario ao parque, chegando a ponto de provocar um forte embate com o Presidente Fernando Henrique Cardoso. Agora com a participação da sociedade civil espera-se que possam surgir novos rumos para que o Amapá, não venha a ter prejuízos.
(-Jornal do Dia-Macapá-AP-06/11/02)

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.