VOLTAR

"Amigos da RPPN" estimula preservação ambiental em MG com apoio da Gerdau

G1 - https://g1.globo.com/
19 de Ago de 2021

Iniciativa também abre as portas da unidade de conservação da empresa para usufruto de moradores da região

As Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) contribuem para o acréscimo de áreas resguardadas em regiões estratégicas e têm como principal objetivo a proteção da diversidade biológica, garantindo de forma perpétua a sua preservação. Com o intuito de estimular a comunidade a participar das ações de preservação ambiental e a usufruir de forma adequada da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Luis Carlos Jurovsky Tamassia, criada pela Gerdau ao pé da Serra de Ouro Branco, a empresa desenvolveu o projeto "Amigos da RPPN".

Segundo dados do governo brasileiro, atualmente o país conta com 1.567 Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN), sendo 698 federais, que juntas somam quase 890 mil hectares. Minas Gerais (350), Paraná (282) e Bahia (157) são os estados com mais unidades de preservação desse tipo. O que torna as RPPN's tão importantes é justamente o fato de serem um instrumento essencial para a conservação ambiental no Brasil.

Tendo isso em vista, a iniciativa da Gerdau busca dar ainda mais consciência aos moradores de Ouro Branco e abre suas portas para o desenvolvimento de projetos que beneficiam a comunidade local. De acordo com Diogo Felcar Saraiva, especialista em Sustentabilidade da Gerdau, a ação foi criada por uma necessidade de inclusão dos moradores no processo de conscientização e preservação dos mais de 1.245 hectares de mata nativa, que abrigam espécies da flora em extinção e animais silvestres, como o lobo-guará e o ouriço-caixeiro.

"Sempre refletimos sobre como agir para que a comunidade se sentisse parte do processo, utilizasse a área e, sobretudo, zelasse por ela", lembra o especialista, que ainda explica como o projeto ocorre. "O primeiro passo foi criar um documento explicando quais os deveres e direitos de todos que querem usufruir da RPPN. Em seguida, é feita uma capacitação para que o participante conheça todas as recomendações, descubra o que é uma RPPN, tenha conhecimento dos limites de acesso e assine um termo de responsabilidade", completa.

Hoje, o "Amigos da RPPN" já conta com cerca de 60 pessoas capacitadas. Segundo Walace Silva Filho, ciclista e morador de Ouro Branco, o projeto foi essencial para a comunidade. "O interesse dos amigos do RPPN é realmente integrar a comunidade de forma que todos possam aproveitar a área para o lazer e protegê-la. Só temos a ganhar com o projeto", conta o aposentado, que foi um dos primeiros a serem capacitados pela ação.

Além do incentivo à preservação da RPPN, a comunidade habilitada já realiza atividades dentro do local. "Os moradores utilizam a reserva para caminhada, em eventos voltados para o meio ambiente, em passeios, mountain bike, pedalada e trilha", lembra Walace. "Nós ainda queremos muito mais. Já temos uma entrada principal, mas a ideia é construir um receptivo, colocar mapas de acesso e mostrar tudo o que há no local. Isso vai ser feito aos poucos e espero que todos possam participar e crescer junto ao projeto", finaliza.

Conheça o Relatório de Atuação Social da Gerdau 2020: https://www2.gerdau.com.br/sites/default/files/PDF/Relatorio-Atuacao-So…. Para mais informações sobre os projetos de Responsabilidade Ambiental da Gerdau acesse: https://www2.gerdau.com.br/sobre-nos/responsabilidade-ambiental

https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/especial-publicitario/gerdau-em-mi…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.