VOLTAR

Americano pode ser expulso

OESP, Vida, p. A17
03 de Jun de 2009

Americano pode ser expulso
No AM, animais sob risco foram achados em hotel de empresário

Vannildo Mendes

O aparecimento inesperado do empresário americano Philip Marsteller para se defender esquentou a audiência pública em que a Comissão da Amazônia da Câmara discutia a descoberta de um laboratório biológico clandestino num hotel, em Barcelos (AM). Dono do negócio, Marsteller disse que é perseguido, negou que esteja fazendo biopirataria e afirmou que o empreendimento é sustentável.

A descoberta do laboratório foi em março em inspeção no hotel Rio Negro Lodge, de Marsteller e sua mulher, a brasileira Ruth Reis. Foram achados equipamentos importados sem licença, animais silvestres em cativeiro, madeira sem origem e uma draga para extração de areia, além de dois besouros ameaçados de extinção embalados para exportação de forma ilegal.

Marsteller diz que o hotel é especializado em atrair estrangeiros para pesca esportiva. Afirmou que cedeu alojamentos e espaço para projeto de pesquisa do tucunaré, desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. O empresário responderá a processo e corre o risco de ser expulso do País.

OESP, 03/06/2009, Vida, p. A17

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.