VOLTAR

América do Sul relança projetos de infraestrutura

FSP, Mercado, p. B3
30 de Nov de 2011

América do Sul relança projetos de infraestrutura
Nova agenda prioritária a ser aprovada hoje enfrenta desafio de financiamento e pressão de ambientalistas

Claudia Antunes
Do Rio
Gustavo Hennemann
De São Paulo

Os 12 ministros de Planejamento da Unasul (União de Nações Sul-Americanas) lançarão hoje em Brasília um novo plano de integração da infraestrutura regional.
Entre linhas de transporte fluvial, rodovias e ferrovias, será aprovada uma agenda de 31 projetos prioritários para os próximos dez anos, com 88 obras e custo de US$ 16 bilhões.
O de maior interesse para o Brasil é a construção dos ramais ferroviários para a ligação dos portos de Paranaguá (PR) e Antofagasta (Chile).
Responsável pelo tema no Itamaraty, João Mendes diz que o enfoque do Programa de Ação Estratégica do Cosiplan (Conselho de Infraestrutura e Planejamento da Unasul) será diferente do da antiga IIRSA (Iniciativa para a Integração da Infraestrutura Regional Sul-Americana), criada em 2000.
Em vez de corredores de exportação de insumos para fora do subcontinente, será privilegiado o "desenvolvimento interno" da região.
O Brasil é beneficiário desse desenvolvimento: os 11 vizinhos são responsáveis por dois terços de suas exportações de manufaturados, além de concentrarem os investimentos das múltis nacionais.
No entanto, a baixa capacidade de financiamento de longo prazo da região é um dos empecilhos.
Mendes diz que será criado um grupo de trabalho com bancos nacionais e regionais para "buscar equações financeiras viáveis".
Secretária-geral da Unasul, María Emma Mejía disse à Folha que também se pretende atrair investimentos privados, incluindo de países de outros continentes.
O ativismo de grupos indígenas e ambientalistas, sobretudo na Amazônia, é outro desafio. Segundo João Mendes, no entanto, o estudo de impacto ambiental será prerrequisito para a aprovação dos projetos.

INFRAESTRUTURA SUL-AMERICANA
Alguns dos dez projetos que atingem o Brasil

Projetos Países envolvidos

Acesso norte-oriental Brasil, Colômbia,
ao rio Amazonas Equador e Peru
(transporte fluvial)

Corredor ferroviário Brasil, Argentina,
Paranaguá-Antofagasta Paraguai e Chile

Conexão viária Foz do Brasil, Argentina e

Iguaçu-Ciudad de Paraguai
Este-Assunção-Clorinda

Recuperação da rodovia Brasil e Venezuela
Caracas-Manaus

Rodovia Boa Brasil e Guiana
Vista-Bonfim-Lethem-
Linden-Georgetown

Fonte: Secretaria-Geral da Unasul (União de Nações Sul-Americanas)

Plano prevê interconectar redes de países

De Brasília

Os países da América do Sul vão interconectar suas redes de telecomunicações para reduzir custos e aumentar a velocidade dos serviços. O plano de expansão foi aprovado ontem na reunião dos ministros de Comunicações dos países membros da Unasul (União de Nações Sul-Americanas).
Segundo o ministro Paulo Bernardo, um cálculo preliminar que aponta um investimento necessário de US$ 100 milhões para uma primeira etapa da integração regional.

FSP, 30/11/2011, Mercado, p. B3

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mercado/12000-america-do-sul-relanca-p…
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mercado/12001-plano-preve-interconecta…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.